Artigos de saúde

Alergias

Equipe Editorial Bibliomed

Neste artigo:

- Introdução
- Causas
- Sintomas
- Diagnóstico
- Tratamento
- Prevenção

Introdução

Cerca de 30% da população mundial tem algum tipo de alergia. Isso significa que aproximadamente 2 bilhões de pessoas são alérgicas a alguma coisa. No outono e inverno, quando o ar é mais seco e frio, as alergias tendem a se manifestar com maior intensidade, sendo a rinite alérgica e a asma as mais comuns nessa época. Dermatites, urticárias e conjuntivite alérgica também são bastante frequentes nesse período do ano.

Causas

A alergia é uma reação exagerada do organismo a algum agente ambiental em indivíduos geneticamente predispostos. Quando um agente entra no organismo, gera uma resposta do sistema imunológico que, em alguns casos, pode levar o paciente à morte.

Os mais comuns agentes causadores de alergia são ácaros, fungos, insetos, pelos de animais, pólen, alimentos e medicamentos.

É importante destacar que pessoas de qualquer idade podem desenvolver alergias, e a gravidade da reação alérgica varia de um indivíduo para outro, podendo causar desde reações leves até levar o paciente à morte. Contudo, pessoas com histórico familiar de alergias são mais predispostas às alergias. Além disso, ser alérgico a alguma coisa aumenta a probabilidade de desenvolver novas alergias.

Sintomas

Os sintomas da alergia variam conforme o agente desencadeador e a região afetada. Ácaros, fungos, pólen e pelos de animais tendem a desencadear alergias respiratórias, como asma e rinite, cujos sintomas incluem, entre outros, espirros, coceira, coriza, conjuntivite e nariz entupido.

Já em alergias alimentares, a reação ocorre quando o paciente ingere o alimento puro ou em preparações. Os alimentos mais comumente associados a alergias são: leite de vaca, ovos, amendoim, soja, nozes e peixes e frutos do mar. Os sintomas incluem formigamento na boca, urticária, inchaço nos lábios, língua, face ou garganta, e dificuldade para respirar.

Alergias dermatológicas podem ocorrer quando o paciente entra em contato com algum agente que reage com sua pele, como picadas de inseto ou outras substâncias presentes em cosméticos ou produtos de limpeza. Os sintomas podem incluir inchaços, coceira, erupções cutâneas, vermelhidão, manchas e dificuldade para respirar.

Outro agente que pode levar ao desenvolvimento de alergias são medicamentos. Essas podem ser previsíveis, e geralmente veem informadas na bula do medicamento, ou imprevisíveis. Os sintomas mais comuns são urticária, comichão na pele, erupções cutâneas, edema facial, chiado e dificuldades respiratórias.

Diagnóstico

A alergia é geralmente diagnosticada clinicamente, por meio da análise do histórico clínico e exame físico do paciente. Contudo, existem exames para complementar ou confirmar o diagnóstico, sendo os mais comuns exames laboratoriais para dosagem de IgE total e IgE específico no sangue, testes de provocação, dietas de eliminação, testes cutâneos de leitura imediata e de contato, e testes de provocação.

Tratamento

Algumas alergias não tem cura, mas podem ser controladas de forma a não prejudicar a qualidade de vida do paciente. O tratamento inclui medidas de controle ambiental, com a eliminação do contato com o agente desencadeador (quando possível). Caso as crises persistam, pode-ser adotar a imunoterapia alergeno-específica (indicados para pacientes com reações graves ou sensíveis a alérgenos ambientais) ou medicamentos, como anti-histamínicos orais ou tópicos nasais, associados ou não a descongestionantes sistêmicos, além de corticoides (sistêmicos, intranasais, pulmonares e tópicos), e vasocontritores tópicos.

Prevenção

O sucesso no controle das alergias está em manter um ambiente saudável e, na medida do possível, livre do agente desencadeador. Para tal, manter a casa limpa e ventilada, evitanto o acúmulo de móveis e objetos, e fazendo a limpeza diária com água, sabão ou produtos de limpeza adequados àquele fim. Travesseiros devem ser trocados ao menos uma vez por ano, evitando aqueles feitos a partir de penas e flocos. Roupas que ficaram guardadas por muito tempo devem ser lavadas antes de usadas, a animais devem, preferencialmente, serem mantidos fora do quarto de dormir.

Copyright © Bibliomed, Inc. 17 de junho de 2020.