Artigos de saúde

Vacinas contra meningite por meningococo

Neste Artigo:

- Vacina tetravalente
- A Vacina antimeningocócica conjugada
- Como usar

Existem dois tipos de vacina que são liberados para uso, que são a vacina tetravalente e a vacina conjugada.

Vacina tetravalente

Eficaz contra os meningococos tipo A,C, Y e W-135, não é efetiva em crianças com menos de 2 anos, porém tem 85% de efetividade em escolares e adultos. A vacina não confere proteção contra a meningococo tipo B, responsável. É a recomendada para crianças de alto risco (crianças que retiraram o baço ou com deficiências imunológicas graves), com mais de 2 anos. A vacina, de dose única, é aplicada intramuscular.

Dor, calor e vermelhidão são os efeitos locais mais comuns que a vacina pode produzir. Febre, mal estar e dor de cabeça podem ocorrer em uma pequena porcentagem dos pacientes. Reações alérgicas graves são raras.

A Vacina antimeningocócica conjugada

Existem dois tipos da vacina conjugada. A primeira protege contra o meningococo tipo A e a segunda contra o tipo A e o tipo C. São seguras e estimulam a memória imunológica.

A vacina contra o meningococo tipo C também levou a uma redução dessa patologia mesmo nos pacientes que não foram vacinados, porque ao se vacinar uma parte da população houve um decréscimo da transmissão.

Enquanto são aguardados novos estudos sobre as vacinas antimeningocócicas devemos considerar o perfil epidemiológico da região.

Em Minas Gerais, por exemplo, se observa um predomínio do isolamento do meningococo tipo B, sendo que o subtipo C é responsável por um grande número de casos e vem em segundo lugar como agente causal isolado nessa região.

Em outros estados, como São Paulo ocorre distribuição semelhante dos casos atribuídos aos meningococos tipos B e C, sendo que este último subtipo tem uma freqüência maior, o que favorece a uma maior indicação da vacina Conjugada AC, de rotina.

Como usar

Deve-se aplicar esta vacina somente por via intramuscular.

Copyright © 2006 Bibliomed, Inc.           Revisado 01 de Novembro de 2006