Artigos de saúde

Corpo Estranho na Pele (Farpas)

Definição

Um objeto estranho está encravado na pele e a maioria destes objetos estranhos são farpas de madeira que penetram de forma muito superficial.

Se a farpa é de um lápis, não se preocupe. Os lápis são fabricados de grafite (não de chumbo), o qual é inofensivo. Mesmo os lápis de cor são inofensivos.

Cuidados em Casa

1. Extração das farpas

Quase todas as farpas podem ser retiradas com uma agulha ou pinças. Estes instrumentos podem ser esterilizados com álcool ou no fogo. Além disto, antes de tentar retirar a farpa, a pele ao redor deve ser lavada com sabão. Utilize a agulha para expor totalmente a extremidade da farpa. A seguir, pegue a farpa firmemente com uma pinça e puxe-a para fora na mesma direção em que entrou na pele.

Uma farpa horizontal superficial (que você consegue ver em toda a sua extensão) pode ser extraída abrindo a pele ao longo dela e fazendo-a sair com um movimento rápido. Se existem numerosas farpas superficiais e estas não estão causando dor, não é necessário retirá-las, já que elas sairão por si sós após um tempo, devido à esfoliação normal da pele.

2. Espinhos de cactos

Normalmente, os espinhos de cactos se rompem ao serem pressionados por pinças, portanto siga o seguinte método para extrair os espinhos, assim como pequenas espículas de fibra de vidro ou espinhos de plantas (por exemplo, de urtiga): aplique uma camada de gel facial ou cera de depilar. Deixe secar durante 5 minutos, ou acelere o processo com um secador de cabelos. A seguir, retire o gel ou cera com os espinhos. Embora seja menos eficiente, o mesmo processo pode ser feito com cola branca.

Procure seu médico imediatamente se:

-
Achar que não conseguirá retirar a farpa, ou não conseguiu após tentar.
- A farpa estiver encravada profundamente (por exemplo, uma agulha no pé).
- O lugar por onde a farpa entrou estiver infectado.
- O objeto foi extraído mas havia penetrado profundamente (existe uma ferida profunda), e já passaram-se mais de 5 anos desde a última vacinação anti-tetânica de reforço.
- Tiver outras dúvidas ou preocupações.

Escrito por B.D. Schmitt, M.D., autor de "Your Child's Health", Bantam Books.Copyright 1999 Clinical Reference Systems