Artigos de saúde

Os Testículos, o Pênis e o Climatério Masculino

O testículo é o órgão sexual masculino, aonde é produzido o hormônio masculino (testosterona ) e também os espermatozóides.

A diminuição na produção de testosterona na 3ª idade não é muito significativa e suas manifestações são discretas quando comparadas com as que ocorrem na mulher pela diminuição na produção dos hormônios ovarianos (menopausa). A diminuição da testosterona provoca discreta queda na função sexual que em geral não leva a maiores conseqüências.

O tumor dos testículos é muito raro e ocorre mais freqüentemente em jovens. Acima dos 50 anos o tumor testicular mais comum é o linfoma.

O principal distúrbio do pênis estão relacionados com a ereção. A ereção está na dependência da integridade do sistema nervoso, da suficiente capacidade circulatória de suas artérias e veias e da ausência de anomalias constitucionais. Na 3a idade a impotência em geral se deve a causas orgânicas.

O climatério no homem é pouco nítido e também pouco conhecido.

As principais manifestações dos órgãos sexuais masculinos na 3ª idade dizem respeito à próstata. O tumor benigno da próstata é a principal patologia dos órgãos sexuais masculinos. Além de tumores a próstata também pode dar lugar a processos infecciosos ou prostatite.

Os órgãos sexuais do homem são compostos pelo pênis, testículos e próstata.

Copyright © 2000 eHealth Latin America