Artigos de saúde

Tratamento da doença renal pode estar a caminho

Por Penny Stern, MD

NEW YORK – Uma nova droga pode ser um tratamento promissor para um tipo de doença renal policística (PKD), um distúrbio genético relativamente comum que causa cistos múltiplos que se formam no rim, levando a complicações fatais e insuficiência renal.

Em um estudo em camundongos com uma doença semelhante, uma droga conhecida como EKI-785 reduziu o número dos cistos, melhorou a função renal, e pelo menos dobrou a expectativa de vida dos animais, de acordo com um artigo na edição de janeiro da Kidney International.

"Estes resultados são excitantes porque eles apresentam uma abordagem completamente nova de tratamento específico de uma doença que é comum e freqüentemente debilitante," disse o principal pesquisador Dr. Ellis Avner do Hospital de Bebês e Crianças Rainbow em Cleveland, Ohio, em uma entrevista à Reuters Health.

O EKI-785 bloqueia um receptor celular para o fator de crescimento epidérmico (EGFR), um fator de crescimento que ocorre naturalmente. Acredita-se que a doença renal se desenvolva por super estimulação do receptor, causando a formação de cistos. Os cistos podem ser pequenos ou crescer até o tamanho de uma bola de futebol, causando em última instância insuficiência renal.

"Nós identificamos um papel crítico na expressão anormal de ... um receptor para fator de crescimento (chamado) EGFR neste processo," disse Avner. "Esta anormalidade comanda a proliferação anormal das células renais na PKD," ele conclui.

Avner e colaboradores injetaram o inibidor do EGFR em camundongos com uma forma de doença conhecida como PKD autossômica recessiva. Esta forma de doença é menos comum e freqüentemente fatal no primeiro mês de vida, de acordo com a Fundação de Pesquisas Sobre Rins Policísticos, a qual fundou o estudo em conjunção com o fabricante de medicamentos Wyeth-Ayerst. Quando o inibidor foi injetado nos camundongos do estudo, os pesquisadores encontraram que "animais tratados tiveram mortalidade diminuída, anormalidades renais císticas diminuídas e função renal acentuadamente melhorada quando comparados com animais não tratados," disse Avner à Reuters Health. Além disto, houve "toxicidade mínima", ele disse.

Estudos clínicos da droga logo se iniciarão em humanos, disse Avner. "O tempo exato depende que se completem estudos toxicológicos exaustivos, os quais são pré requisitos para estudos clínicos. Nós esperamos estar prontos para iniciar estes estudos dentro dos próximos 12 a 16 meses," ele disse.

Atualmente, não existe tratamento específico para diminuir ou parar o crescimento dos cistos em pessoas com PKD, disse Avner.

O Dr. Jared Grantham, do Centrro Médico da Universidade do Kansas em Kansas City e co-fundador da Fundação de Pesquisa sobre Rins Policísticos, aponta em seu comentário adicional que "os custos econômicos e emocionais da doença renal policística são enormes."

O estudo é um "salto gigantesco" e os resultados "apresentam grande potencial para o tratamento de crianças com uma forma muito rápida de doença policística renal, e talvez também para outros tipos de PKD," ele escreve.

FONTE: Kidney International 2000;57:33-40, 339-340.Publicado em Bibliomed Saúde em 26/01/2000

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.