Artigos de saúde

Nova Vacina Contra a Diarréia é Mais Eficaz Do Que a Existente Anteriormente

Uma nova vacina contra a diarréia, baseada em um vírus atenuado Rotavirus, (vacina oral de vírus vivos atenuados humana 89-12), foi desenvolvida recentemente no Children's Hospital Medical Center em Cincinnati, Ohio, Estados Unidos, e apresenta um futuro promissor - em seus resultados iniciais, observou-se uma eficácia de 89%. O trabalho foi publicado na revista inglesa Lancet em Julho de 99.

A vacina existente no momento apresenta uma eficácia de apenas 50 a 70% contra Rotavirus, e tem ainda uma alta suspeita de se encontrar associada a quadros de obstrução intestinal; a utilização desta vacina, que estava em uso há apenas 1 ano, foi recentemente proibida nos Estados Unidos, devido à suspeita desta associação.

A cepa utilizada para criar a nova vacina é responsável por 80% dos casos de infecções intestinais pelo rotavírus nos Estados Unidos, e 50% em todo o mundo.

O estudo foi realizado em 215 bebês - 94% dos que receberam a vacina desenvolveram anticorpos contra o Rotavirus. Os efeitos colaterais observados foram mínimos.

A nova vacina ainda não foi aprovada para uso nos Estados Unidos pelo FDA.

Fonte: Lancet 1999; 354: 287-90

Copyright © 2000 eHealth Latin America