Artigos de saúde
NEW YORK – Uma cirurgia no cérebro para tratar os distúrbios do movimento na doença de Parkinson é mais eficiente se realizada bilateralmente, de acordo com os resultados de um novo estudo.
Mas a maioria dos pacientes fica satisfeita após a cirurgia, mesmo aqueles que realizaram o procedimento apenas de um dos lados do cérebro, relatam pesquisadores.
Os sintomas da doença de Parkinson – um distúrbio do sistema nervoso que progride lentamente – incluem tremores, rigidez muscular e movimentos lentos. Mesmo o tratamento com medicamentos podendo aliviar estes sintomas, uma cirurgia chamada palidotomia é uma opção para pacientes com doença mais avançada. Durante o procedimento, os cirurgiões destroem uma pequena porção de uma estrutura chamada corpo pálido dentro do cérebro. Isto pode reduzir os sintomas pela interrupção dos sinais elétricos no cérebro.
Após um período em que a palidotomia perdeu espaço entre os neurocirurgiões, existe um interesse renovado no procedimento, de acordo com uma equipe de pesquisadores liderados pelo Dr. Jacques Favre, do Ospedale Civico em Lugano, Suíça. Os riscos e benefícios da palidotomia permanecem incertos, contudo, notam os autores na edição de fevereiro da revista Neurosurgery.
O estudo atual incluiu 22 pessoas que realizaram a palidotomia em um lado do cérebro e 17 que realizaram o procedimento nos dois lados do cérebro ao mesmo tempo.
Em uma média de 7 meses após a cirurgia, as pessoas que realizaram a cirurgia dos dois lados do cérebro experimentaram melhora significativa em vários sintomas, incluindo lentidão dos movimentos, rigidez, tremores e movimentos involuntários, relatam os pesquisadores. Em contrapartida, apenas os movimentos involuntários melhoraram substancialmente em pessoas que realizaram o procedimento de apenas um lado do cérebro.
Os pesquisadores também observam que aqueles que fizeram a cirurgia dupla foram mais propensos a apresentar problemas na fala do que aqueles que realizaram a cirurgia de um lado apenas. Mesmo havendo claras diferenças nos benefícios dos dois tipos de cirurgia, a maioria dos pacientes, independente do tipo de cirurgia realizada, estavam satisfeitos com os resultados, de acordo com o artigo. Setenta e seis por cento dos pacientes que fizeram palidotomia bilateral e 64% dos que fizeram a cirurgia unilateral avaliaram os resultados como excelentes ou bons.
"Este estudo confirma que, do ponto de vista do paciente, a palidotomia unilateral ou bilateral simultânea pode reduzir todos os sintomas chave da doença de Parkinson," escrevem Favre e colaboradores.
Mas uma vez que ambos os grupos relataram problemas de visão após a cirurgia, estudos futuros devem examinar os efeitos da palidotomia sobre a visão, de acordo com a equipe de pesquisadores.
FONTE: Neurosurgery 2000;46:344-355.
Publicado em Bibliomed Saúde em 15/02/2000
Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.
Veja também