Artigos de saúde

As orações podem acelerar a recuperação de pacientes cardíacos

Nova Iorque, Oct 26 - As orações podem reduzir o número de complicações experimentadas por pacientes cardiopatas hospitalizados, informam pesquisadores.

"Isto sugere que as orações possam ser um complemento eficaz dos tratamentos médicos", dizem o Dr. William Harris e seus colaboradores do Saint Luke's Hospital em Kansas City, Missouri, Estados Unidos, no número de 25 de outubro da Revista Archives of Internal Medicine.

Pacientes cardiopatas que tiveram orações em sua intenção feitas por terceiros, mas que não estavam cientes de serem o objeto das orações, tiveram uma redução de 11% em complicações médicas ou na necessidade de cirurgia ou medicamentos enquanto estavam internados, de acordo com os investigadores.

Os autores examinaram os prontuários médicos de quase 1.000 pacientes cardiológicos, seguindo a sua evolução entre a admissão no hospital e a alta.

Todos os pacientes no estudo receberam um tratamento médico padrão. Mas sem que os pacientes soubessem, Harris e seus colegas passaram os primeiros nomes de cerca de metade dos pacientes para 15 grupos de cristãos praticantes, cada grupo com cinco pessoas. Estes indivíduos rezaram diariamente para a recuperação da saúde dos pacientes selecionados, por um período de 4 semanas. Os pacientes restantes não receberam orações, como parte do estudo.

Os autores relatam que os pacientes que receberam orações apresentaram um índice de complicações significativamente menor do que aqueles que não tiveram orações em sua intenção feitas.

O grupo de pesquisa efetivamente afastou o comportamento dos pacientes como um possível fator por trás dos benefícios associados com as orações, uma vez que tanto os pacientes como a equipe de pessoal do hospital não tinham qualquer conhecimento do que estava sendo feito.

Na realidade, eles dizem que eles não têm nenhuma " explicação mecânica" de como as orações de estranhos poderiam ter ajudado a acelerar a cura dos pacientes. A possibilidade de que o acaso pudesse explicar os achados é de aproximadamente 1 em 25, de acordo com os autores.

Ao invés, eles se referem às teorias daqueles que acreditam que "causas naturais ou sobrenaturais " possam estar por detrás do "poder curativo da oração. "Aqueles que acreditam na "teoria de causas naturais" propõe que "uma força natural ainda não descoberta é gerada pelos intercessores e recebida pelos pacientes", de acordo com os investigadores. Por outro lado, aqueles que crêem numa explicação sobrenatural relacionam o ocorrido à existência de Deus ou a alguma outra Força "além do conhecimento da Ciência".

Outros estudos menores apresentaram resultados contraditórios relativos ao poder da oração. Porém, o maior deles -- um estudo de 1988 que envolve 339 pacientes de São Francisco -- encontrou resultados notavelmente semelhantes àqueles do estudo atual. Os resultados combinados conduziram Harris e seus colegas a sugerir que os especialistas devam "explorar o papel da oração como um suplemento ao tratamento médico padrão".

FONTE: Archives of Internal Medicine 1999;159:2273.
Publicado em Bibliomed Saúde em 01-11-1999

Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.