Artigos de saúde

Seqüência de DNA Humano é Clonada Pela Primeira Vez em Laboratório

O conhecimento da seqüência de genes completa do DNA de um organismo permite que se faça uma abordagem sistematizada para definir os seus componentes genéticos.

A seqüência de genes permite o acesso às estruturas completas de todos os genes, incluindo aquelas sem função conhecida. Além disso, a seqüência é uma fonte de informação extremamente rica para o desenvolvimento de estudos biológicos adicionais do organismo e para o estudo da evolução das espécies.

O poder desta abordagem foi amplamente demonstrado pela determinação das seqüências de genes em vários organismos microbianos. O próximo passo é obter a sucessão completa de todo o genoma humano.

Pesquisadores de vários países, entre eles a Inglaterra, Japão, Suécia, Canadá e Estados Unidos, trabalhando em conjunto, conseguiram pela primeira vez clonar uma seqüência de genes em um cromossoma humano, o de número 22, o segundo menor dos cromossomas.

Utilizando uma técnica de clonagem, os cientistas geraram a maior seqüência conhecida até o momento do DNA humano. A análise desta seqüência antevê as informações que serão reveladas dos cromossomas seguintes.

A notícia foi publicada extraordinariamente na revista Nature em 2 de dezembro.

Copyright © 2000 eHealth Latin America