Artigos de saúde
Por Nancy Deutsch
NEW YORK – Procurar por tratamentos de infertilidade que resultam no nascimento de uma criança parece tornar alguns casais férteis. Quase 21% daquelas que concebem com sucesso como resultado da fertilização in vitro (FIV) ou injeção de esperma no óvulo, mais tarde ficam grávidas por si mesmas, encontraram pesquisadores irlandeses. Todas as gestações espontâneas ocorreram nos 2 anos após o tratamento para infertilidade.
O fenômeno de explosão da fertilidade parece ser devido ao alívio do stress que ocorre após um casal finalmente conseguir uma criança esperada há muito tempo, supõem os pesquisadores no artigo publicado na edição de abril da Fertility and Sterility.
A porcentagem "parece um pouco alta, mas eu sei que acontece," comentou o Dr. David Seifer, diretor do departamento de endocrinologia reprodutiva e fertilidade da Escola de Medicina Robert Wood Johnson em New Jersey. Ele disse que nos 10 anos em que tem exercido a profissão, ele viu menos de 10% destes casos entre suas pacientes.
Os pesquisadores do estudo, liderados por Bernadette Hennelly do Hospital Rotunda em Dublin, Irlanda, encontrou que uma gestação natural não esperada foi mais provável em casais que procuraram o FIV por infertilidade não explicada ou endometriose na mulher (uma condição na qual tecido do revestimento uterino é encontrado fora do útero).
Os autores notam que as gestações espontâneas freqüentemente ocorrem em casais cuja infertilidade não é explicada. Sobre a probabilidade de gravidez entre mulheres com endometriose, é sabido que a gravidez ajuda a aliviar a doença. "Um tratamento [para a endometriose] é a própria gravidez," observa Seifer.
No estudo, 106 dos 513 participantes que responderam questionários relataram que tiveram uma gravidez espontânea subseqüente ao tratamento de FIV bem sucedido. Pacientes mais jovens tiveram uma chance muito maior de conceber espontaneamente.
A duração média da infertilidade antes que os casais buscassem tratamento foi de 4 anos e o tratamento para infertilidade foi visto com última chance, observam os autores.
Os pesquisadores concluem que os casais que buscam tratamento de infertilidade devem ser aconselhados com relação à possibilidade de uma gravidez espontânea subseqüente. Além disto, os médicos devem enfatizar o tópico da contracepção, particularmente à luz do fato de que muitas reproduções assistidas resultam em gestações múltiplas.
Seifer disse que ele não aconselha os pacientes sobre a possibilidade de gestações espontâneas posteriores e que provavelmente não vai mudar esta conduta. "Eu não acho que isto acontece com freqüência alta o suficiente para isto." Além do mais, "a maioria destas pessoas ficariam felizes em ter uma outra criança," ele acrescenta.
FONTE: Fertility and Sterility 2000;73:774-778.
Publicado em Bibliomed Saúde em 11/04/2000
Copyright © 2002 Bibliomed, Inc.
Veja também