Notícias de saúde

Sucesso de Fertilização In Vitro Depois dos 40 é Questionado

NOVA YORK (Reuters Health) - Um número crescente de mulheres está adiando a gravidez para os 30 e 40 anos. Uma nova pesquisa sugere, no entanto, que mulheres na faixa dos 40 anos não devem contar com técnicas de reprodução assistida para ajudá-las a engravidar. Na verdade, nessa idade raramente elas engravidam por meio desses métodos, afirmam pesquisadores.

Entre cerca de 400 mulheres com 41 anos ou mais acompanhadas por cinco anos, o tratamento de fertilidade ajudou menos de 5 por cento a ter um bebê. Nenhuma mulher com 44 anos ou mais deu à luz.

Raphael Ron-El e sua equipe, da Universidade de Tel Aviv, em Israel, divulgaram suas descobertas na edição de setembro de Fertility and Sterility.

As mulheres do estudo receberam fertilização in vitro (IVF), método em que o óvulo e o esperma são combinados em laboratório para formar um embrião que depois é transplantado no útero da mulher.

Normalmente, para aumentar as chances de sucesso, diversos embriões são transplantados em cada tentativa de IVF. De acordo com a Sociedade Americana para Medicina Reprodutiva, cerca de 23 por cento das tentativas de IVF são bem-sucedidas.

Mas as chances diminuem com a idade, assim como na concepção natural. De acordo com Ron-El e sua equipe, após certa idade "a questão de custo e eficácia deste tratamento" deve ser dirigida.

Analisando mulheres tratadas em sua clínica, os pesquisadores descobriram que enquanto que 12 por cento das mulheres com mais de 40 anos engravidaram, somente 4,5 por cento deram à luz.

Algumas mulheres tiveram seus óvulos fertilizados através de um novo método chamado de injeção de esperma intracitoplásmica. A técnica, no entanto, não fez diferença nas taxas de nascimento.

De acordo com os pesquisadores, a baixa qualidade dos óvulos das mulheres, assim como problemas com a implantação do ovo no útero, dificultaram a concepção. Para mulheres na faixa dos 40 anos, afirmam os pesquisadores, as chances de gravidez por IVF bem-sucedida são pequenas.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários