Publicidade

Notícias de saúde

Auxilio dos pais é fundamental para o controle do diabetes infantil

13 de novembro de 2012 (Bibliomed). No Brasil, cerca de 7% da população é portadora diagnosticada do diabetes, sendo de 1,3 milhões de crianças e adolescentes com idade entre zero e 17 anos sofrem com o problema.

Alimentação irregular, falta de exercícios físicos e descuido com a saúde são fatores de risco para a progressão da doença, assim como fatores genéticos. O importante é que, independente da origem, o diabetes pode ser controlado, e os pais têm papel fundamental para ajudar os jovens nessa tarefa.

Segundo os especialistas, os pais devem incentivar os filhos a melhorar seus hábitos de vida, evitando levar para dentro de casa refrigerantes, fast-food e alimentos ricos em açúcar. Outra função importante dos pais é estimular a prática de atividades físicas, o controle do peso e levar os jovens regularmente ao pediatra e ao endocrinologista.

Quando a mãe contrai o diabetes gestacional, a criança pode desenvolver a doença ainda no útero. Por isso, a gestante deve evitar doces, frituras e sal em excesso, além de levar uma vida ativa.

Fonte: DiabeteNet, 09 de novembro de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: