Notícias de saúde

Medicamentos podem demorar até dois anos para chegar ao mercado

08 de outubro de 2012 (Bibliomed). Dados publicados pela Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma) mostram que alguns medicamentos podem demorar até dois anos para chegar ao mercado brasileiro.

A Interfarma acompanhou os prazos de aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para liberação de novos medicamentos ao mercado durante um ano, de agosto de 2011 a agosto de 2012, tendo como base os dados disponíveis no sistema Datavisa.

O estudo mostrou que para medicamentos novos, que ainda não possuem genéricos ou similares, o tempo de liberação aumentou durante o período analisado, passando de sete meses para um ano e quatro meses.

Medicamentos biológicos, que podem ajudar no tratamento de doenças complexas, como câncer e artrite reumatoide, a liberação pode demorar mais de um ano. Os fármacos similares ou genéricos são os recordistas em tempo de espera: podem demorar até dois anos para chegar ao mercado.

De acordo com o estudo, o prazo de aprovação para novos medicamentos pela Anvisa é historicamente longo e tem sido progressivamente estendido, o que prejudica milhões de pessoas.

Fatores como a expansão do mercado brasileiro e a maior demanda por medicamentos ao mesmo tempo em que a Anvisa trabalha com insuficiência de pessoal, contribuem para essa situação. Contudo, a burocracia é o que mais dificulta o processo de liberação.

Fonte: CDN Comunicação Corporativa, 03 de outubro de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários