Notícias de saúde

Brasileiros têm níveis alarmantes de colesterol alto

05 de outubro de 2012 (Bibliomed). Uma pesquisa feita no Brasil mostra que dentre seis mil pessoas, 15% têm altos índices de colesterol.

Um portal brasileiro fez um questionário com aproximadamente seis mil homens e mulheres acima de 18 anos. As respostas obtidas mostraram que 15,6% dos entrevistados possuem altos níveis de gordura no sangue.

Para a explicação desse fenômeno, os pesquisadores consideraram duas hipóteses. A primeira considera a idade dos participantes. Quanto mais velho o entrevistado, maior era a incidência do problema. 26% das pessoas com mais de 50 anos disseram ter colesterol alto, sendo que essa taxa foi de 4,3% para jovens entre 18 e 24 anos.

A segunda hipótese considera a renda familiar, já que famílias de classe mais alta têm pior alimentação. 18,9% das pessoas cuja renda familiar era maior que dez salários mínimos tinham colesterol alto. Esse número foi de 12,9% para pessoas que recebiam apenas um ou dois salários mínimos.

Outros dados encontrados na pesquisa mostram que entre os entrevistados que disseram ter colesterol alto, 44% também disseram estar com sobrepeso, 32,6% com pressão alta, 15,2% eram obesidade, 7,2% tinham diabetes tipo 2, 4,7% tinham problemas cardíacos, 3,2% impotência sexual, 30,1% triglicérides alto e 22,4% insônia.

O colesterol alto é uma condição que pode causar diversas complicações sérias ao organismo. A prevenção é a melhor forma de lidar com o problema, mas caso ele se desenvolva é preciso ter acompanhamento médico e mudanças de estilo de vida.

A pesquisa foi desenvolvida pelo portal Minha Vida.

Fonte: Minha Vida, 2 de outubro de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários