Notícias de saúde

Comer amendoim na gestação pode proteger bebê contra asma

30 de agosto de 2012 (Bibliomed).  Mulheres que comem amendoins durante a gravidez podem estar reduzindo os riscos de que seus filhos desenvolvam asma.

De acordo com uma pesquisa dinamarquesa, crianças filhas de mães que comiam amendoins pelo menos uma vez por semana durante a gestação tinham chances 21% menores de desenvolverem asma até chegarem aos 18 meses de idade.

O estudo também encontrou ligações entre o desenvolvimento da doença e a ingestão de amêndoas e nozes.

As descobertas contradizem conselhos dados por pesquisadores que afirmam que mulheres grávidas não deveriam comer certas nozes. No ano de 2000, a Academia Americana de Pediatria (American Academy of Pediatrics) recomendavam que mulheres com histórico familiar de alergia a amendoins deveriam ingerir o alimento se estivessem gerando um filho. Oito anos depois essa recomendação foi retirada devido à falta de evidência para suportá-la.

O estudo dinamarquês fornece mais informações sobre o tema e aumenta as evidências de que o consumo de amendoins e nozes durante a gravidez não oferece riscos para a mãe ou o bebê.

A afirmação de que esses alimentos possam proteger fetos da asma é nova, e é necessário que mais estudos sejam feitos para confirmar a hipótese.

A pesquisa será publicada no periódico Journal of Allergy and Clinical Immunology.

Fonte: Live Science, 28 de agosto de 2012.

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários