Notícias de saúde

Vacinas poderiam acabar com vício em cocaína

26 de junho de 2012 (Bibliomed). A luta contra o vício em drogas é uma das principais preocupações de profissionais da área médica. Existem diversos tratamentos e estudos que tentam enfrentar esse problema, e uma pesquisa recente traz mais possibilidades para solucionar a questão. Vacinas de cocaína poderiam ajudar pacientes viciados a enfrentarem o vício e vencê-lo.

“O vício em cocaína é um grande problema social. Ele causa mudanças de comportamento, é caro e é ilegal. É muito difícil parar. Se nós tivéssemos êxito em desenvolver uma vacina contra a cocaína seria realmente um avanço social muito positivo”, explica o pesquisador Ronald Crystal, da Weill Cornel Medical College, nos Estados Unidos.

A vacina usa anticorpos do organismo contra moléculas semelhantes às da cocaína para livrar o corpo da droga. Se o tratamento funcionar, a vacina não permitiria que a cocaína chegasse até o cérebro. Dessa forma, o paciente não sentiria nada.

A equipe responsável pelo estudo conseguiu bons resultados em testes com macacos e ratos que foram injetados com a droga. A vacina não está disponível para uso em humanos e poderia levar algum tempo até que esse uso possa ser feito.

Caso essa abordagem possa ser usada com segurança, o mesmo método poderia ser eficiente no combate a outras drogas, como a heroína e a nicotina. “Nós mostramos que ela funciona para a cocaína, e nós achamos que ela poderia funcionar para toda uma variedade de drogas”, completa Crystal.

A pesquisa foi detalhada no periódico Human Gene Therapy.

Fonte: Live Science, 22 de junho de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários