Notícias de saúde

Testosterona pode aumentar interesse de mulheres em masturbação

25 de junho de 2012 (Bibliomed). A testosterona é vista como o hormônio responsável pela virilidade e altos níveis de libido em homens. Mas uma nova pesquisa mostra que essa idéia, muito difundida no senso comum, pode não estar de acordo com a realidade.

O estudo publicado afirma que a testosterona não está relacionada ao desejo sexual em homens saudáveis. Já em mulheres, níveis altos do hormônio podem fazer com que elas se sintam menos interessadas em fazer sexo, mas mais dispostas a se masturbarem.

De acordo com a pesquisadora Sari van Anders, da Universidade de Michigan (EUA), “quando você está sentindo desejo sexual pelo parceiro pode haver outros fatores que entram em jogo, por exemplo, como você se sentiu em relação a essa pessoa naquele dia, o quão atraído você se sente pela pessoa, seu relacionamento e coisas assim”.

Os resultados encontrados no estudo são únicos devido à forma de condução da maioria dos estudos feitos sobre tema. Frequentemente, pesquisas relacionadas ao desejo sexual e hormônios utilizam animais ou pessoas que buscam tratamento em clínica para níveis anormais de hormônios. É incomum que pessoas saudáveis sejam utilizadas nas análises.

“As pessoas discutem que pesquisas sexuais focam demais em disfunções e tratamento farmacêutico, e não em questões como o prazer ou relacionamento ou estresse”, explica Anders.

A pesquisa foi publicada no periódico Archives of Sexual Behaviour.

Fonte: Live Science, 22 de junho de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários