Publicidade

Notícias de saúde

Por que o toque provoca emoções?

14 de junho de 2012 (Bibliomed). Dependendo de quem nos toca, e da forma como o contato ocorre, o contato com o corpo de outra pessoa pode causar diversas emoções, como o conforto, a alegria e a repulsa.

Uma nova pesquisa avaliou como o cérebro processa as reações emocionais ao toque. Estudiosos observaram as respostas cerebrais que homens heterossexuais tiveram durante um experimento. Os participantes eram levados a acreditar que suas pernas estavam sendo tocadas ou por um outro homem ou por uma mulher fisicamente atraente.

Os resultados mostraram que uma região cerebral (o cortex somatosensorial primário), que se acreditava que respondia apenas ao toque físico, reagiu mais fortemente ao toque feminino do que ao masculino.

A diferença não foi um resultado ao toque em si, já que foi uma mulher quem realmente tocou os participantes em todas as vezes. No entanto, os participantes disseram que quando recebiam o toque feminino, a sensação era de prazer, sendo que eles também disseram que gostariam de evitar serem tocados por um homem.

“Nós demonstramos pela primeira vez que o cortex somatosensorial primário – a região cerebral que codifica propriedades básicas do toque como o quão áspero ou suave um objeto é – também é sensível ao significado social do toque”, explica o pesquisador Michael Spezio. “Pensava-se geralmente que haviam caminhos cerebrais separados para como nós processamos os aspectos físicos do toque na pele e para como nós interpretamos esse toque emocionalmente – isso é, se nós sentimos que ele é agradável, desagradável, desejado ou repulsivo. Nosso estudo mostra que, ao contrário, a emoção está envolvida nos estágios primários do toque social”, completa.

A pesquisa foi publicada no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences.

Fonte: Live Science, 10 de junho de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: