Notícias de saúde

Açúcar que não engorda será produzido no Brasil

29 de maio de 2012 (Bibliomed). Imagine um açúcar que você pode comer sem culpa, pois não engorda e não provoca caries? Pois bem, em pouco tempo esse milagre da ciência estará disponível para os brasileiros. O melhor é que esse açúcar, chamado de FOS (sigla para fruto-oligossacarídeos), poderá ser usado por diabéticos. No Brasil, o FOS será produzido graças a um novo método de fabricação que foi desenvolvido na Universidade de Campinas (Unicamp).

Mas, qual é o segredo do FOS? A ciência responde: o tamanho de sua molécula. Como essa é muito grande, nosso organismo não consegue quebrá-la e o açúcar passa a ser absorvido apenas pelos micro-organismos que vivem na parte final do intestino, tendo também papel probiótico.

O FOS também pode ajudar no tratamento de algumas enfermidades, como problemas de absorção de cálcio, diabetes e câncer. O açúcar também não é quebrado na boca, o que protege contra as cáries e as placas dentárias.

Elizama de Oliveira, responsável pelo estudo, explica que a técnica usa uma liga de nióbio (um minério usado em alguns tipos de aços inoxidáveis) e de grafite para imobilizar a enzima que irá produzir o açúcar. Com a enzima imobilizada, forma-se um xarope rico em oligossacarídeos, sacarose, frutose e glicose. Esse xarope passa por uma purificação que separa tais componentes. O que origina o FOS são os oligossacarídeos.

O FOS já é utilizado em países como Estados Unidos e Japão, mas tem custo muito elevado no Brasil. Com o desenvolvimento do produto no país, espera-se que os custos sejam diminuídos.

Fonte: Sis Saúde, 28 de maio de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários