Notícias de saúde

Pensar sobre a morte pode ser benéfico

04 de maio de 2012 (Bibliomed). Um novo estudo, que abordou a forma como pessoas reagem consciente e inconscientemente sobre sua própria mortalidade, mostrou que pensar sobre a morte pode ter efeitos benéficos.

Cientistas sugerem que quando as pessoas sabem que a morte é algo inevitável, elas passam a buscar crenças e comportamentos que dêem significado à sua vida, procurando se identificar com algo maior, como sua nação ou uma religião. A teoria que aborda essa questão é conhecida como “administração do terror”.

Muitas pesquisas mostram que efeitos negativos podem surgir da consciência da mortalidade, como o aumento da hostilidade, a ganância e o racismo. Mas também existem evidências de que a administração do terror pode ser benéfica.

Pensar sobre a morte pode levar as pessoas a cuidarem mais de sua saúde e priorizarem objetivos pessoais. Já a noção inconsciente da morte pode motivar o estabelecimento de padrões e relacionamentos positivos, o envolvimento comunitário dentre outros comportamentos emocionalmente enriquecedores.

“A dança com a morte pode ser um progresso delicado e potencialmente elegante em direção à vivência de uma boa vida”, diz o estudo publicado no periódico Personality and Social Psychology Review.

Fonte: Live Science, 2 de maio de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários