Notícias de saúde

Genes específicos relacionados a tamanho do cérebro e inteligência são descobertos

17 de abril de 2012 (Bibliomed). O nível de QI e o volume cerebral são determinados, em parte, pela genética. Recentemente uma equipe de pesquisadores descobriu os genes específicos responsáveis por essas características.

A literatura médica sugere que o tamanho do cérebro está relacionado à inteligência, e essa nova pesquisa pode acrescentar evidências a essa teoria, apesar de outros fatores também serem importantes.

“Nós encontramos provas bastante inequívocas que (dão apoio à teoria) da relação genética entre o funcionamento cerebral e inteligência. Pela primeira vez, nós temos evidências claras de que esses genes afetam o cérebro” explica o pesquisador Paul Thompson, da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos.

Para o estudo os pesquisadores recolheram tomografias e dados genéticos do mundo inteiro, avaliando informações de genes únicos que influenciavam riscos de doenças, ligados também à atrofia do tecido nervoso e tamanho cerebral. Dessa forma, foi possível relacionar genes específicos ao volume do órgão e também a níveis maiores ou menores de quociente de inteligência.

O próximo passo da pesquisa é abordar genes que exerçam influência no funcionamento do cérebro, para encontrar mais informações sobre distúrbios relacionados à conectividade, como o autismo.

Fonte: Live Science, 15 de abril de 2012.

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários