Notícias de saúde

Diminuiu o número de fumantes no Brasil

13 de abril de 2012 (Bibliomed). Uma boa notícia para a saúde brasileira: o número de fumantes no país é o menor nos últimos seis anos, 14,8% da população. Segundo o Ministério da Saúde, os brasileiros mais escolarizados estão fumando menos, mas, em contrapartida, estão consumindo mais bebidas alcoólicas. Já aqueles com menos de oito anos de estudo fumam mais, sendo que o percentual sobe para 18,8%.

De acordo com o ministro da saúde, Alexandre Padilha, as medidas adotas pelo governo brasileiro controlando a veiculação de propagandas da indústria do tabaco e a determinação de ambientes fechados, além do aumento de taxas para tais produtos contribuíram para diminuir o número de fumantes.

Esses resultados estão presentes na pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), que o Ministério da Saúde realiza todos os anos, que mostra ainda que os homens ainda fumam mais do que as mulheres (18,1% contra 12%). Contudo, os homens são a maioria entre os ex-fumantes (25% conta 19% de mulheres).

Segundo o Ministério, o consumo de tabaco reduziu em todas as faixas etárias e grau de escolaridade. Entre os jovens com menos de 25 anos, a taxa de ex-fumantes é de 11,3%, e entre os idosos sobre para 52,6%. A pesquisa mostra, também, que 11,8% dos brasileiros são fumantes passivos em casa e 12,2% no trabalho.

Fonte: Humana Saúde, 11 de abril de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários