Notícias de saúde

Algumas mulheres sentem-se nuas sem maquiagem

29 de fevereiro de 2012 (Bibliomed). Pesquisa realizada nos Estados Unidos mostra que quase metade das mulheres norte-americanas tem sentimentos negativos sobre sua imagem quando não estão maquiadas e se consideram pouco atraentes.

A maquiagem começa a ser usada cedo, sendo que um quarto das entrevistadas afirmou ter se maquiado pela primeira vez aos 13 anos de idade ou ainda mais cedo.

O estudo, que envolveu 1.292 mulheres, foi uma iniciativa do Renfrew Center Foundation, uma organização sem fins lucrativos dedicada ao tratamento de transtornos alimentares. Segundo Adrienne Ressler, diretor da fundação, a pesquisa indicou que 16% das entrevistadas disseram se sentir pouco atraentes quando não estavam maquiadas, 14% afirmaram se sentirem constrangidas e o mesmo número relataram se sentir nuas sem utilizar os produtos de beleza.

Ressler diz que o uso da maquiagem para melhorar a imagem é normal na sociedade contemporânea, mas que, no entanto, quando a maquiagem não se torna uma ferramenta para o aprimoramento, mas, sim, um cobertor de segurança que esconde sentimentos negativos sobre a própria auto-imagem e auto-estima, existe um problema que deve ser considerado. “Para muitas pessoas, esses sentimentos podem definir o cenário para os vícios ou padrões de distúrbios alimentares para se desenvolver", completa.

O Renfrew Center Foundation está promovendo uma campanha nos Estados Unidos intitulada “Barefaced & Beautiful”, que incentiva as mulheres a ficarem sem maquiagem ou postar uma foto sua de cara limpa em redes sociais.

Fonte: UPI, 26 de fevereiro de 2012

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários