Notícias de saúde

Pesquisa brasileira sobre AIDS é eleita principal descoberta científica de 2011

07 de fevereiro de 2012 (Bibliomed). A pesquisa brasileira HPTN 052 foi eleita como a maior inovação científica do mundo no ano de 2011 pela revista norte-americana Science, considerada uma das melhores publicações científicas do mundo.

Realizada pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC), em Porto Alegre, e coordenada pelo Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas (Ipec/Fiocruz), no Rio de Janeiro, a pesquisa é considerada um ensaio clínico pioneiro da Rede de Testes para Prevenção de HIV (HPTN, na sigla em inglês) que demonstrou que, se indivíduos HIV positivos aderem a um esquema eficaz de terapia antirretroviral, o risco da transmissão do vírus ao parceiro sexual sem infecção pode ser reduzido em até 96%.

Segundo a revista, o estudo mereceu o primeiro lugar no ranking porque provou que o tratamento com antirretrovirais, também pode diminuir a transmissão do vírus, servindo como um método para a prevenção da doença. Os antirretrovirais são medicamentos que controlam a ação do vírus HIV no organismo.

O editor-chefe da Science, Bruce Alberts, afirma que “em conjunto com outros ensaios clínicos promissores, os resultados concretizam esforços para acabar com a epidemia de AIDS no mundo de uma forma inconcebível até a um ano atrás”.

O estudo HPTN 052 foi iniciado em 2005 e envolveu 1.763 casais sorodiscordantes, sendo 97% heterossexuais, em 13 centros de saúde que fazem parte da Rede de Testes em três continentes (Ásia, Américas e África).

No Brasil, o Ipec, incluído na HTPN desde 2001, coordenou a participação de mais dois centros, o GHC e o Hospital Geral de Nova Iguaçu (HGNI), no Rio de Janeiro.

A HPTN é uma rede colaborativa criada em 2000 e formada por instituições de diversos países que desenvolve ensaios clínicos focados no estudo da transmissão do vírus HIV/AIDS. Seu objetivo é desenvolver e implementar estratégias de prevenção que contribuam para uma redução significativa e mensurável da incidência de HIV em populações do mundo inteiro.

Fonte: Prontuário de Notícias, 3 de fevereiro de 2012

Programas devem garantir terapia antirretroviral e alimentação infantil para evitar a transmissão vertical do HIV, veja em Boa Saúde


 

Copyright © 2012 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários