Notícias de saúde

Suplementos de Cálcio Podem Conter Chumbo

Por Amy Norton

NOVA YORK (Reuters Health) - Apesar de ser considerado um dos suplementos alimentares mais seguros, com efeitos cientificamente comprovados, algumas pílulas de cálcio contêm pequenas quantidades de chumbo que, para os pesquisadores, não devem ser motivo de grande preocupação para o público.

Atualmente, os norte-americanos estão expostos a bem menos chumbo no meio ambiente que décadas atrás, mas o metal está presente no ar, água, solo e alguns alimentos.

A exposição prolongada ao chumbo pode comprometer o desenvolvimento infantil e provocar doenças cardíacas e renais em adultos.

Os pesquisadores examinaram 22 marcas de suplementos de cálcio para analisar a presença de chumbo e verificaram que oito tinham níveis mensuráveis do metal pesado tóxico.

Segundo cientistas da Universidade da Flórida, em Gainsville, o chumbo nos suplementos de cálcio é particularmente preocupante porque muitos consomem o produto diariamente há anos.

"Estamos fazendo um alerta sobre um suplemento alimentar que é recomendado pela comunidade médica", disse Edward A. Ross em entrevista à Reuters Health.

O pesquisador informou que o uso por pouco tempo das pílulas de cálcio contendo chumbo não oferece risco para a saúde. A maioria dos suplementos não teve níveis detectáveis de chumbo e nenhum continha níveis altos do metal.

Ross afirmou, no entanto, que "não há um índice que possa ser considerado seguro".

Algumas pessoas, como mulheres que desejam evitar a perda de massa óssea, podem tomar os suplementos de cálcio durante anos. Ross, porém, deixou claro que benefícios como esse ainda são maiores que os riscos de ingerir cálcio.

"O que precisamos é de garantias de que a indústria vai adotar medidas para controle de qualidade", disse Ross.

O chumbo pode contaminar o cálcio durante o processo de mineração. Supostamente, suplementos de cálcio refinados não deveriam conter traços de chumbo. Mas, para surpresa dos pesquisadores, a equipe verificou que quatro dos 14 produtos refinados continham algum chumbo.

O mesmo é válido para quatro dos sete produtos de cálcio rotulados como "naturais", algo que os consumidores geralmente interpretam como garantia de segurança.

Para Ross, não se pode confiar nos apelos dos rótulos ou em uma marca porque a indústria de suplementos alimentares não é submetida a uma normatização rígida. Como os efeitos prejudiciais dessas pequenas quantidades de chumbo presentes nas pílulas de cálcio podem levar anos para se instalar, a indústria vai ter tempo suficiente para agir e corrigir o problema.

"Com um pouco de sorte, elas farão uma auto-regulação", disse Ross.

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários