Publicidade

Notícias de saúde

Anticoncepcional com hormônio drospirenona pode provocar problemas de saúde

18 de novembro de 2011 (Bibliomed). Depois que estudos científicos indicaram que o uso do hormônio drospirenona aumenta o risco de trombose venosa, tromboembolia pulmonar e formação de coágulos sanguíneos, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) vai monitorar os casos de reações adversas graves em mulheres que tomam anticoncepcionais que levam esse hormônio em sua composição.

Os artigos, que foram publicados pela FDA (Food and Drugs Administration), a agência reguladora de medicamentos e alimentos dos Estados Unidos, e no periódico científico British Medical Journal, mostram a ocorrência de tais problemas de saúde e, ainda, afirmam que mulheres que fazem uso de anticoncepcionais à base de drospirenona têm de duas a três vezes mais chances de ter trombose venosa em comparação com mulheres que usam anticoncepcionais com outro hormônio, o levonorgestrel.

A Anvisa contará com a ajuda de médicos nesse processo, que deverão informar qualquer reação adversa grave em mulheres que tomam anticoncepcional contendo o hormônio drospirenona, mesmo que as reações estejam descritas na bula, através do sistema Notivisa, disponível no site da Agência.

A Agência alerta que “as pacientes em uso de anticoncepcional contendo o hormônio drospirenona devem seguir todas as recomendações do médico que as acompanha. É importante comunicar imediatamente ao médico caso desenvolvam reações adversas durante o uso, mesmo que as reações constem da bula".

Contudo, a Anvisa esclarece que, até que seu parecer seja definido, é favorável ao uso do medicamento, desde que sob supervisão médica e seguindo as orientações do fabricante expressas na bula.

Fonte: Prontuário de Notícias, 15 de novembro de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: