Notícias de saúde

Teste de creatinina ajuda no diagnóstico precoce da Doença Renal Crônica

16 de novembro de 2011 (Bibliomed). O teste de creatinina é um exame de sangue simples, de baixo custo e que faz parte dos procedimentos cobertos pelo SUS, mas que pode ajudar no diagnóstico precoce da doença renal crônica (DRC). Essa, quando em estado avançado, tem apenas dois tratamentos: a diálise ou o transplante renal. Contudo, segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), quando diagnosticada precocemente, a DRC tem tratamento.

Para o presidente da SBN, Dr. Daniel Rinaldi, medir os índices de creatinina no sangue é uma maneira simples e eficaz de saber se os rins estão funcionando normalmente. “É um exame realizado nos mesmos moldes dos testes de glicose e de tantos outros exames de sangue muito comuns”, diz.

Dr. Rinaldi explica que a creatinina é um metabólito que circula pelo sangue e serve como um marcador do funcionamento dos rins. Essa deriva da creatina (substância produzida pelos músculos que, ao transformar-se em creatinina, deve ser eliminada pelos rins). Naturalmente, a concentração de creatinina varia com fatores como sexo, idade e massa muscular, sendo maior em homens e em atletas, e menor em mulheres, crianças e idosos.

As concentrações de creatinina ficam maiores à medida em que os rins perdem sua função normal. Os aumentos se tornam significativos quando existe uma perda de mais de 50% da função dos rins. De acordo com a SBN, cerca de 10 milhões de brasileiros sofrem de algum tipo de insuficiência renal, dos quais apenas cerca de 30% conhecem o diagnóstico. “A insuficiência renal é uma doença silenciosa; o paciente só percebe os sintomas quando já está em estágios avançados e deve ser encaminhados para diálise ou para o transplante renal”, afirma o Dr. Rinaldi.

Fonte: Press release, SPMJ Comunicação, 11 de novembro de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários