Notícias de saúde

Vacinação materna contra gripe protege bebês

08 de novembro de 2011 (Bibliomed).  Mulheres grávidas que se vacinam contra a gripe durante a gestação estão protegendo também seus bebês, afirmam pesquisadores da Universidade de Washington, nos Estados Unidos.

Em estudo apresentado no encontro anual da Sociedade de Doenças Infecciosas da América (IDSA, sigla em inglês), pesquisadores mostram que essa proteção dura durante os primeiros meses de vida e, ao contrário do que algumas pessoas pensam, a vacina não aumenta os riscos do aborto espontâneo.

Como os bebês nascem sem proteção e não podem receber a vacina contra a gripe até os seis meses de idade, tornam-se vulneráveis. Crianças que contraem a gripe podem ficar gravemente doentes, necessitando de hospitalização e podendo morrer, de acordo com dados da IDSA.

Os pesquisadores analisaram recém-nascidos de 11 mulheres grávidas que receberam vacinas contra a gripe sazonal, e descobriram que todos os bebês produziam anti-corpos, em comparação com apenas 31% dos bebês nascidos de 16 mulheres que não receberam a vacina contra a gripe.

Nos bebês que nasceram de mulheres vacinadas, a proteção de anticorpos ainda estava presente em 60% quando as crianças completaram dois meses de idade e em 11% aos quatro meses de idade. Nenhum dos bebês nascidos de mulheres não-imunizadas tinha a proteção de anticorpos aos dois ou quatro meses.

Segundo Kathleen Neuzil, a preocupação das gestantes em proteger seus filhos pode fazer com que as mulheres compreendam a importância de tomar a vacina contra a gripe.

“Estes novos dados sobre a segurança e eficácia dessas vacinas é reconfortante e o número crescente de mulheres grávidas que recebem a vacina mostra que as futuras mamães estão reconhecendo os benefícios da vacina”, diz Neuzil.

Fonte: Prontuário de Notícias, 05 de novembro de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários