Notícias de saúde

Suplementos vitamínicos podem aumentar risco de morte

13 de outubro de 2011 (Bibliomed). O consumo de suplementos de vitaminas pode oferecer riscos à saúde. Quem dá o alerta são pesquisadores da Universidade de Minnesota (EUA). Cientistas desenvolveram uma pesquisa que mostra que esses suplementos podem ser mais prejudiciais do que benéficos.

Os estudiosos analisaram dados de mais de 38 mil mulheres (em uma média de idade de 62 anos) que participavam de um estudo sobre saúde feminina desde 1986. Foram coletados dados sobre o consumo de vitaminas dessas mulheres dos anos de 1986, 1997 e 2004.

De acordo com a análise feita pelo estudo, as mulheres que consumiam os suplementos de vitaminas tinham chances 2,4% maiores de morrerem no período de 19 anos durante o qual o estudo foi feito, quando comparadas a mulheres que não tomavam suplementos. Os pesquisadores ajustaram seus resultados a fatores como idade da mulher e dieta.

Uma possível explicação para esse fato seria que o uso prolongado de quantidades altas da maioria dos compostos poderia prejudicar o organismo, podendo até mesmo se acumular no corpo.

“O nosso estudo, assim como outros estudos semelhantes, dá muito pouca evidência de que os suplementos alimentares comumente utilizados poderiam ajudar na prevenção de doenças crônicas”, explica o pesquisador Jaakko Mursu. “Nós aconselharíamos as pessoas a reconsiderarem se elas precisam tomar os suplementos, e ao invés disso colocar mais ênfase em uma dieta saúdavel”, completa.

A pesquisa foi publicada no periódico Journal of Internal Medicine.

Fonte: Live Science 10 de outubro de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários