Notícias de saúde

Mulheres se lembram mais facilmente de vozes masculinas graves

26 de setembro de 2011 (Bibliomed). Mulheres podem se lembrar mais facilmente de vozes masculinas graves, aponta um estudo desenvolvido pela Universidade de Aberdeen, na Escócia, e pela Universidade McMaster, no Canadá.

Em um experimento, pesquisadores selecionaram 45 mulheres para ouvirem gravações de vozes de homens e mulheres enquanto viam imagens de objetos. Os nomes dos objetos foram ditos por vozes masculinas e femininas manipuladas para serem graves ou agudas.

E um segundo momento, os pesquisadores mostraram versões semelhantes de um mesmo objeto às mulheres, que tiveram que apontar qual haviam visto anteriormente, informando também qual voz era elas preferiam.

Um grupo diferente de 46 mulheres realizou o mesmo processo do primeiro experimento, mas dessa vez ouvindo vozes que não haviam sido digitalmente manipuladas.

Em ambos os experimentos as mulheres mostraram preferir vozes masculinas graves. Os resultados apontaram também que as mulheres se lembravam melhor dos objetos que haviam sido apresentados por vozes masculinas graves.     

Como esse tipo de voz é associado a uma melhor saúde e qualidade genética, a explicação para essa relação entre memória e tonalidade de voz pode estar na evolução.

“Nós acreditamos que isso é evidência de que a evolução moldou a habilidade da mulher de se lembrar de informações associadas a homens desejáveis. Boa memória para encontros específicos com homens desejáveis permitem que a mulher compare e avalie homens de acordo com como eles podem se comportar em contextos diferentes de relacionamentos, por exemplo, um relacionamento de comprometimento a longo prazo versus um relacionamento de não comprometimento a curto prazo”, explica o pesquisador Kevin Allan.

A pesquisa foi publicada no periódico online Memory and Cognition.

Fonte: Live Science 21 de setembro de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários