Notícias de saúde

Uvas previnem Mal de Alzheimer, aponta estudo

19 de julho de 2011 (Bibliomed).  Pesquisadores americanos descobriram que polifenóis presentes em sementes de uva podem ajudar na prevenção do desenvolvimento do Mal de Alzheimer e no atraso da progressão dessa doença.

Cientistas da Mount Sinai School of Medicine e da Universidade de Minnesota (ambas nos Estados Unidos) analisaram como essa substância derivada de uvas poderia evitar a criação de peptídeos beta-amilóides, presentes no cérebro e associados a uma neurotoxina que está ligada ao Alzheimer.

Em um experimento, os polifenóis de sementes de uva foram administrados em ratos de laboratório que eram geneticamente pré-determinados a desenvolverem neurotoxinas beta-amilóides e problemas de memória. Esse tratamento reduziu substancialmente a quantidade da neurotoxina no cérebro dos animais.

O Dr. Giulio Maria Pasinetti explica que “já que polifenóis que ocorrem naturalmente estão também disponíveis comercialmente como suplementos nutricionais e têm efeitos adversos negligíveis mesmo após longos períodos de tratamento, essa nova descoberta traz uma promessa significativa como um método preventivo ou tratamento”.

A descoberta está sendo testada em estudos translacionais em pacientes de Alzheimer. Porém, os autores do estudo alertam que para que o tratamento possa ser aplicado, é necessário que seja desenvolvida uma técnica que seja capaz de indicar quais pessoas estão em grupos de alto risco de desenvolvimento da doença.

Fonte: UPI 15 de julho de 2011.

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários