Notícias de saúde

Maquiagem pode causar complicações no uso das lentes de contato

07 de julho de 2011 (Bibliomed). A má adaptação à lente de contato é um problema comum entre os brasileiros. São diversas as complicações que podem surgir, e as mulheres são as mais afetadas. Os hormônios sexuais femininos fazem com que a mulher seja predisposta a sofrer disfunções nas lágrimas – a principal causa da intolerância à lente.

De acordo com Leôncio Queiroz, do Instituto Penido Burnier, o uso incorreto das lentes faz com que duas entre cada 10 pessoas sofram problemas como irritação ocular, perda visual, alergia e até mesmo úlcera na córnea.

A maquiagem também causa problemas. 35% dos casos de complicações do uso da lente em mulheres são causados pela penetração de cosméticos nos olhos. Os resíduos que entram ali formam depósitos que podem quebrar o filme lacrimal, intensificando a irritação dos olhos. Os depósitos também causam mudanças na textura e cor das lentes, causando maior fricção na superfície do olho e diminuição do prazo de validade do produto.

Outro risco oferecido por cosméticos é que os resíduos que entram nos olhos podem neutralizar a ação antibactericida das proteínas presentes nas lágrimas, aumentando as chances de ocorrerem alergias.

Para minimizar os riscos, Queiroz aconselha que rímel e delineador a prova d’água sejam evitados, já que esses produtos podem manchar a lente definitivamente. Preferência deve ser dada a lápis macios em sombras em bastão.Os resíduos das sombras em pó têm maiores probabilidades de caírem nos olhos.

O oftalmologista aconselha também que o uso das lentes seja interrompido se pessoa notar vermelhidão nos olhos, sensação de corpo estranho e visão embaçada. Um médico também deve ser consultado.

Fonte: LDC Comunicação 5 de julho de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários