Publicidade

Notícias de saúde

Por que é impossível comer só um?

06 de julho de 2011 (Bibliomed). Substâncias químicas semelhantes à maconha e naturais do corpo (os endocanabinóides) podem explicar por que é tão difícil comer só um chips ou uma única batata frita.

Pesquisadores da Universidade da Califórnia fizeram um estudo que mostrou que após ratos sentirem o gosto de algo gorduroso, células dos animais começaram a produzir endocanabinóides, apesar de açúcares e proteínas não terem o mesmo efeito.

Os cientistas acreditam que a gordura presente em alimentos como batatas fritas ativam um mecanismo biológico que desencadeia um tipo de comportamento glutão.

O processo é iniciado quando a língua sente o gosto da gordura na comida e gera um sinal que vai ao cérebro e depois ao intestino, estimulando a produção dos endocanabinóides. Os químicos digestivos liberados estão associados à fome e saciedade, e fazem com que haja a vontade de comer mais.

A explicação proposta pelos pesquisadores é que animais são compelidos a ingerirem mais gordura porque antes ela era escassa na natureza. Atualmente, em um mundo onde alimentos gordurosos são abundantes, o consumo da gordura deve ser feito com cuidado, para a prevenção de obesidade, diabetes e outras doenças.

A pesquisa foi publicada na edição online do periódico Proceedings of the National Academy of Sciences.

Fonte: UPI 5 de julho de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: