Notícias de saúde

Disfunção renal e hipertensão podem estar associadas

05 de julho de 2011 (Bibliomed). A hipertensão é causa de muitos casos de disfunção renal. Segundo a Sociedade Gaúcha de Nefrologia, um dos fatos que vem chamando atenção da comunidade cientifica é o papel que a disfunção renal exerce no aumento do risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares prematuras.

Pacientes hipertensos têm maiores chances de perder a função dos rins em longo prazo, condição conhecida como insuficiência renal crônica. Dependendo da gravidade, essa condição pode levar a pessoa a precisar se submeter ao tratamento de diálise.

Contudo, como lembra Dr João José A. de Freitas, diretor da entidade, o tratamento da hipertensão diminui o risco de desenvolvimento da insuficiência renal crônica em até 50%. 

Aldo Peixoto, médico e professor da Yale University Schooll of Medicine, nos Estados Unidos, diz que a hipertensão faz com que as doenças progridam mais rapidamente, no caso de paciente que tem doença renal crônica de qualquer causa. “Cuidar da pressão não só é importante para prevenir doença renal, mas também para impedir o avanço das complicações renais”, explica.

Considerada um problema de saúde pública mundial, a doença renal crônica faz com que mais de um milhão de pessoas se encontre em terapia renal substitutiva (diálise). Estima-se que no Brasil de 5% a 10% da população é portadora de alguma forma de doença renal, o que equivale a cerca de 10 milhões de brasileiros, e 90 mil encontram-se em diálise. O mais grave disso, é que a maioria nem sequer sabe que tem algum distúrbio.

Os especialistas lembram que combater a hipertensão ajuda no controle dessas doenças, e para isso deve-se levar uma vida com alimentação saudável e praticar atividades físicas. “Do ponto de vista cultural o problema maior é vencer resistências a mudar a dieta, a fazer um exercício e até mesmo a fazer um tratamento”, alerta Peixoto.

Fonte: Sociedade Gaúcha de Nefrologia, 01 de julho de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários