Publicidade

Notícias de saúde

Jovens atletas que dormem mais apresentam melhor desempenho

04 de julho de 2011 (Bibliomed). O sono ajuda a melhorar o desempenho atlético, tempo de reação, fadiga, vigor e humor em jogadores de basquete colegial, afirma estudo publicado na revista especializada SLEEP.

O tempo médio dormido por noite durante o estudo foi estendido em 110,9 minutos. Os índices de performance atlética específica para o basquete foram medidos após cada treino a fim de avaliar as mudanças no desempenho.

O tempo gasto em corrida de 282 metros foi reduzido de 16,2 para 15,5 segundos após mais horas de sono e a precisão de tiro aumentou em 9% em lances livres e de três pontos. Os participantes ainda relataram sentir melhoras na saúde física e bem-estar mental durante os treinos e jogos.

"Após várias semanas de extensão sono, atletas de elite demonstraram melhorias em indicadores específicos do desempenho atlético no basquete, incluindo as maiores porcentagens de tiro e maior agilidade," diz Cheri D. Mah, pesquisador na Clínica de Distúrbios do Sono de Stanford e do Laboratório de Pesquisa em Stanford, nos Estados Unidos. "Os participantes também demonstraram menor tempo de reação, diminuição dos níveis de sonolência diurna, e as melhorias de humor", completa.

Fonte: EurekAlert!, 01 de julho de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: