Notícias de saúde

Olíbano pode ajudar no controle da artrite reumatóide

27 de junho de 2011 (Bibliomed). O Olíbano, ou franquincenso é uma resina utilizada na fabricação de incensos e na perfumaria, porém a substância também é usada pela medicina tradicional como um diurético, anticéptico e anti-inflamatório. Com base nessas propriedades do olíbano, pesquisadores da Universidade Cardiff (Inglaterra) desenvolveram um estudo que avaliou se a substância pode ser usada no alívio da inflamação causadora da dor na artrite reumatóide.

De acordo com os cientistas, um tratamento feito com extratos de uma espécie rara de olíbano – a Boswellia frereana – pode inibir a produção de moléculas inflamatórias, o que impede a deterioração do tecido cartilaginoso.

A pesquisadora Emma Blain afirma que “a busca por novos medicamentos para o alívio dos sintomas de condições como a artrite inflamatória e a osteoartrite são uma área de prioridade para cientistas. O que a nossa pesquisa conseguiu foi usar técnicas de extração química inovadoras para determinar o ingrediente ativo do olíbano”.

A pesquisa pode levar ao desenvolvimento de novos medicamentos e técnicas para o tratamento dos sintomas de condições semelhantes à artrite.

Fonte: UPI 22 de junho de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários