Publicidade

Notícias de saúde

Vareniclina aumenta riscos de eventos cardiovasculares

20 de junho de 2011 (Bibliomed). O medicamento vareniclina tem o objetivo de auxiliar pessoas no abandono do tabagismo. Mas uma nova pesquisa indica que o uso da substância pode aumentar o risco de eventos cardiovasculares em pacientes que já sofrem de doenças que afetam o sistema circulatório.

A Food and Drug Administration (FDA), o órgão responsável pela fiscalização de alimentos e comida nos Estados Unidos, fez uma revisão de um estudo realizado com 700 pacientes sendo tratados com vareniclina para pararem de fumar. Os resultados do estudo mostraram que quando comparados a um grupo tratado com placebo, as pessoas que usaram a vareniclina sofreram um aumento de ocorrência de condições como o infarto não fatal do miocárdio, angina pectoris e doença vascular periférica.

O estudo não foi desenvolvido para encontrar diferenças estatísticas entre os pontos finais clínicos, mas os eventos cardiovasculares foram numericamente superiores entre os 353 participantes do estudo que foram tratados com o medicamento.

No ano de 2009, a FDA exigiu que os fabricantes colocassem um aviso na embalagem da varenciclina, informando aos consumidores que o medicamento poderia causar eventos sérios de saúde mental, como hostilidade, agitação, depressão, pensamentos suicidas e até mesmo tentativas de suicídio. Agora a FDA pede também que o aumento de riscos de eventos cardiovasculares seja informado na seção de precauções do remédio.

A FDA aconselha também que médicos conversem com seus pacientes sobre os benefícios e os riscos da vareniclina, estabelecendo uma comparação e avaliando o quão compensador será o uso do medicamento.

Fonte: American College of Cardiology, 16 de junho de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: