Notícias de saúde

Efeito sanfona é mais benéfico que estar obeso

13 de junho de 2011 (Bibliomed). Pessoas que passam pelo efeito sanfona, ou seja, que emagrecem e engordam, oscilando entre o sobrepeso e o peso ideal, são mais saudáveis que as obesas. A explicação é simples: é mais vantajoso tentar emagrecer do que permanecer obeso.

"É claro que manter uma dieta estável e saudável dá os melhores resultados para a saúde e a longevidade," afirma o Dr. Edward List, da Universidade de Ohio, nos Estados Unidos. 

Para analisar os efeitos da dieta ioiô, como é conhecida, a longo prazo, os cientistas fizeram o que eles chamaram de "o primeiro estudo controlado de um regime de dieta ioiô por uma vida inteira”, utilizando camundongos.

Divididos em dois grupos, um que recebia uma dieta equilibrada, e outro que recebia uma dieta rica em gordura e que viveu em dieta ioiô. Foram realizados testes para avaliar a saúde dos camundongos, incluindo peso corporal, gordura corporal e níveis de glicemia.

Os resultados mostraram que a dieta ioiô provocou grandes flutuações nesses indicadores de saúde. Quando os camundongos estavam com uma alimentação saudável, os índices melhoravam, mas voltavam a piorar até um estado diabético durante a alimentação rica em gordura. Os animais que viveram na dieta ioiô tiveram uma sobrevida de 35% a mais de tempo em comparação com aqueles que permaneceram obesos.

"O medo de conseqüências negativas para a saúde devido ao efeito sanfona pode estar superestimado," conclui List. "De acordo com o nosso estudo, parece que é melhor continuar a incentivar a perda de peso, independentemente do número de tentativas e fracassos".

Fonte: Diário da Saúde, 10 de junho de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários