Notícias de saúde

Dieta gordurosa causa complicações na gravidez

03 de junho de 2011 (Bibliomed). Um novo estudo desenvolvido na Oregon Health & Science University mostra que dietas ricas em gordura podem diminuir o fluxo sanguíneo da mãe para a placenta, podendo causar danos ao bebê.

Outras pesquisas associaram que diversos problemas como o crescimento fetal anormal e pré-eclâmpsia com a má formação da placenta. Pesquisas ligam também a obesidade materna a disfunções e inflamações no órgão.

Para o estudo, pesquisadores acompanharam a gravidez de macacos japoneses, que têm uma estrutura de placenta muito próxima à dos humanos. Os cientistas viram que as macacas que tinham uma dieta gordurosa tiveram uma diminuição de 38% a 56% de fluxo sanguíneo do útero para a placenta.

“Esse estudo demonstra que a dieta materna durante a gravidez tem uma influência profunda no desenvolvimento da placenta e do feto. A dieta rica em calorias e rica em gordura, comum na nossa sociedade, têm efeitos negativos no funcionamento da placenta e pode ser um contribuinte significativo a resultados adversos da gravidez, como o parto de natimorto”, afirma Antonio Frias, autor da pesquisa.

Os pesquisadores esperam que os resultados do estudo alertem mães e médicos para a importância que a dieta da mulher tem para a gestação.

Fonte: EurekAlert! 2 de junho de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários