Notícias de saúde

Refeição com muita proteína diminui a fome

23 de maio de 2011 (Bibliomed). Pessoas que optam por refeições menores, mas ricas em proteínas, no lanche da manhã sentem menos fome no decorrer do dia, é o que afirma pesquisadores da Universidade de Missouri. Segundo eles, pessoas que se alimentam assim podem controlar, e até reduzir, o peso. "Todo mundo sabe que deve optar por uma refeição balanceada, mas muitas pessoas ainda não fazem disso uma prioridade", diz Heather Leidy, autor da pesquisa.

No estudo foram analisadas a fome fisiológica e saciedade do apetite, medindo sensações percebidas e marcadores hormonais em combinação com a motivação de recompensa psicológica orientado para comer, usando a ressonância magnética funcional para identificar a ativação do cérebro em regiões específicas relacionadas com a motivação dos alimentos e recompensa.

Participaram da pesquisa adolescente que durante três semanas se alimentaram com o desjejum ou lanche, contendo cereais e leite, que continha quantidades normais de proteína, ou refeições com níveis de proteína mais elevados. O grupo saltou o lanche da manhã relatou sentir mais fome ao longo do dia e apresentou menores níveis de saciedade.

"Integrar um lanche matutino saudável, contendo alimentos ricos em proteínas, pode ser uma estratégia simples para as pessoas ficarem mais satisfeitos e, portanto, ser menos propensos a petiscar", diz Leidy.

Fonte: EurekAlert, 19 de maio de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários