Publicidade

Notícias de saúde

Homens obesos recebem mais aconselhamento do que mulheres obesas

10 de maio de 2011 (Bibliomed). Homens obesos que se tratam com médicos homens recebem aconselhamento sobre peso mais frequentemente do que mulheres que se tratam com médicas.

Pesquisadores da University of Pennsylvania (EUA) desenvolveram um estudo que mostra que homens têm chances 60% mais altas de receberem conselhos de dieta e nutrição de seus médicos e 76% mais altas de receberem conselhos sobre exercícios.

De acordo com o estudo, mulheres que receberam atendimento de homens ou de outras mulheres têm menos probabilidade de receberem o mesmo aconselhamento.

Para determinar a relação entre médico e paciente, e os tipos de aconselhamento, os pesquisadores usaram dados recolhidos em um estudo realizado entre 2005 a 2007 (o National Ambulatory Medical Care Survey), envolvendo 5.667 pacientes obesos.

“Talvez normas sociais ligando a boa forma física à masculinidade leve médicos homens a verem homens obesos como mais receptivos ao aconselhamento relacionado ao peso e contribuam ao diálogo aberto sobre o peso em relacionamentos concordantes no gênero masculino”, explica a autora do estudo, Dra. Octavia Pickett-Blakely.

“As descobertas deste estudo devem aumentar a consciência em clínicos de como os atributos pessoais dos médicos e pacientes podem influenciar o cuidado da obesidade”, completa a pesquisadora.

Fonte: UPI 9 de maio de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: