Notícias de saúde

Sintomas de depressão podem persistir mesmo com tratamento

02 de maio de 2011 (Bibliomed). Pacientes usando antidepressivos para tratar depressão podem muitas vezes responder bem aos medicamentos mas não conseguir eliminar completamente os sintomas da doença – como a insônia, tristeza e dificuldade de se concentrar.

Para um estudo, pesquisadores analisaram 2.876 pessoas que usavam inibidores da recaptura da serotonina, um dos antidepressivos mais comuns. 75% dos participantes afirmaram ter pelo menos cinco sintomas da depressão, mesmo com o tratamento. Alguns participantes tinham até mesmo 13 dos sintomas apesar de considerarem os medicamentos efetivos.

Dos participantes, 71% sentiam tristeza, 70% tinham problemas de concentração e para tomarem decisões e 79% disseram sofrer de insônia. Porém, pensamentos suicidas foram muito escassos. 

Os pesquisadores afirmam que o problema não é definitivo e que existem alternativas para pessoas que não conseguem controlar a depressão com apenas um tipo de medicamento. Além dos antidepressivos, outras práticas e técnicas podem ajudar, como psicoterapia, exercícios físicos e higiene pessoal.

“Sempre existem opções diferentes, e essa é uma das coisas que o estudo ressalta. Se um medicamento não está funcionando, como é nesse caso, não desista, porque existem muitas outras opções que podem ser adotadas”, aconselha o pesquisador Shawn McClintock, do centro médico University of Texas Southwestern.

A pesquisa foi publicada no Journal of Clinical Psychopharmacology.

Fonte: LiveScience 27 de abril de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários