Publicidade

Notícias de saúde

Suplementos alimentares devem ser utilizados com cuidado

02 de maio de 2011 (Bibliomed). Quem usa suplementos alimentares achando que eles só trazem benefícios à saúde devem ficar atentos. Segundo estudo publicado na revista científica Psychological Science, pode existir uma relação assimétrica entre a frequência do uso de suplementos alimentares e o estado de saúde dos indivíduos.

De acordo com a publicação, pessoas que tomam esses suplementos parecem acreditar ter ingerido uma licença para assumir comportamentos pouco saudáveis.

Wen-Bin Chiou, da Universidade Nacional de Sun Yat-Sen, em Taiwan, diz que "uma revisão da literatura médica sobre a prevalência do uso de suplementos alimentares, mostra que o uso desses é crescente, mas não parecia haver uma correlação disto com uma melhora na saúde pública”.

Para analisar o comportamento das pessoas, os pesquisadores dividiram os voluntários em dois grupos. Ao Grupo A foi dito que receberiam um complexo multivitamínico, e aos participantes do grupo-controle que receberiam um placebo.

Na verdade os dois grupos receberam placebos, e a partir disso, os cientistas constataram que os participantes que acreditaram que tinham tomado suplementos multivitamínicos sentiam-se invulneráveis aos riscos à saúde, o que os levou a se engajar em comportamentos de risco.

Os participantes do grupo que achava que haviam tomado suplementos expressaram menos vontade de praticar atividades físicas e mais desejo de se envolver em atividades prazerosas, mas não-saudáveis.

Pesquisadores chamam essa prática de “maldição da auto-indulgência”. Segundo eles, as pessoas após tomarem suplementos têm a falsa ideia de que são invulneráveis a problemas de saúde e podem tomar decisões ruins quando se trata dessa - como a escolha de fast food em detrimento de uma refeição saudável e orgânica.

Fonte: Diário da Saúde, 29 de abril de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: