Notícias de saúde

Depressão em adolescentes é subestimada, afirma estudo

02 de maio de 2011 (Bibliomed). “A depressão entre adolescentes é uma problema sério de saúde pública que é muitas vezes subestimado e as conseqüências podem ser devastadoras”. A afirmação de Pamela S. Hyde (administradora do órgão americano Substance Abuse and Mental Health Services Administration,) chama atenção para o aumento na incidência de depressão entre jovens americanos. Cerca de 8% dos jovens sofreram pelo menos um episódio depressivo leve no último ano.

Durante esses episódios – que podem durar até duas semanas – a pessoa perde o interesse em diversas atividades, tem problemas para dormir, comer e se concentrar e pode enfrentar outras complicações. A ocorrência desses episódios e outros sintomas podem indicar que a pessoa está sofrendo de um quadro mais sério da depressão.

Uma pesquisa estudou 22.626 jovens americanos de até 17 anos de idade para avaliar a incidência da doença. Ela mostrou que meninas tinham duas vezes mais chances de terem sofrido um episódio depressivo no ano anterior ao estudo. A pesquisa aponta também que as probabilidade de os episódios ocorrerem aumentam com a idade dos adolescentes. Os jovens acima de 15 anos tinham 10.4% de chances de terem um episódio depressivo leve enquanto esse número foi de apenas 3.6% entre pessoas de 12 anos.

O fator mais preocupante, de acordo com o estudo, é que mais da metade dos jovens que passaram por esses problemas não recebeu tratamento adequado. Apenas 35% consultaram um médico e 6.7% receberam medicamentos. “Se a depressão entre jovens é identificada e tratada cedo nós podemos mudar uma vida e reduzir o impacto da doença mental e abuso de substâncias”, completa Hyde.

A pesquisa foi publicada pelo Substance Abuse and Mental Health Services Administration.

Fonte: LiveScience 28 de abril de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários