Notícias de saúde

Cacau pode trazer benefícios para a saúde

25 de março de 2011 (Bibliomed). O cacau já foi utilizado por civilizações antigas como um medicamento e acreditava-se que ele fazia bem para a saúde. Uma pesquisa recente mostra que essas culturas podiam estar corretas.

Pesquisadores da universidade americana Harvard afirmam que o consumo do alimento está associado a reduções na pressão sanguínea, melhoria das condições de vasos sanguíneos e de níveis de colesterol. Eles fazem essa declaração tendo como base informações de 21 estudos e dados de 2.575 pessoas.

O novo estudo sugere que as propriedades benéficas do cacau vêm de substâncias chamadas flavonóides, comuns em frutas, chá, vinho, café e vegetais. Os flavonóides têm a capacidade de prevenir doenças cardíacas e o consumo de cacau rico nessa substância mostrou estar relacionado à redução de fatores de risco de diabetes. A resistência à insulina também diminuiu em pessoas que consumiam o alimento.

É interessante ressaltar que comer cacau não aumentou nível de gorduras no sangue e nem causou obesidade em nenhum dos participantes.

Apesar de os resultados do estudo serem favoráveis, mais pesquisas são necessárias para que as propriedades benéficas do cacau sejam compreendidas. A maioria dos estudos que analisa esse tópico usa chocolate amargo sem açúcar em suas pesquisas, sendo que a maior parte do chocolate disponível no mercado tem açúcar e gordura adicionados à sua fórmula. Também é desconhecida a dosagem de cacau que seria necessária para trazer melhoras à saúde da pessoa.

O estudo foi apresentado na American Heart Association’s Nutrition, Physical Activity and Metabolism/Cardiovascular Disease Epidemiology and Prevention 2011 Scientific Sessions.

Fonte: WenMD 23 de março de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários