Publicidade

Notícias de saúde

Exame de Olhos Pode Detectar Causa de Vertigem em Crianças

NOVA YORK (Reuters Health) - Crianças que se queixam de vertigem frequente fazem, geralmente, uma série de exames de diagnóstico por imagem para verificar tumores ou outros problemas.

Na maioria das vezes, os exames de ressonância magnética (MRIs), no entanto, são desnecessários e aumentam os custos médicos quando usados de forma indiscriminada.

Em muitos casos, um exame oftalmológico regular pode ser suficiente para descobrir a causa da tonteira, afirmam pesquisadores em edição recente de Pediatric Neurology.

"Os resultados do estudo presente demonstraram que a tonteira e a vertigem podem ser causadas por distúrbios oculares simples em crianças", de acordo com Marie-Jose Anoh-Tanon e sua equipe, do Hospital Robert Debre, em Paris, França.

A vertigem é uma sensação de desequilíbrio. Pessoas que sofrem com o problema têm a sensação de que estão se movendo ou que os objetos ao seu redor estão em movimento.

"Por razões de economia e controle de risco, o exame de olhos deve ser realizado antes do MRI", disseram os pesquisadores.

Eles examinaram 523 crianças com vertigem que foram encaminhadas para testes de ouvido. Anoh-Tanon e sua equipe explicam que, normalmente, a principal causa da vertigem está relacionada a problemas no ouvido.

De acordo com o estudo, 27 crianças -- cerca 5 por cento -- apresentaram resultados normais nos exames de ouvido e cérebro. Nestas crianças, problemas de visão foram determinados como a causa da vertigem.

O estudo indica que, em dois terços dos pacientes, os sintomas foram curados completamente pelo tratamento dos problemas oculares.

Os pesquisadores concluem que sua descobertas "devem levar a melhores avaliações e um cuidado mais apropriado dos distúrbios oculares em crianças e evitar os exames de ressonância magnética".

Sinopse preparada por Reuters Health

Copyright © 2000 Reuters Limited. All rights reserved. Republication or redistribution of Reuters Limited content, including by framing or similar means, is expressly prohibited without the prior written consent of Reuters Limited. Reuters Limited shall not be liable for any errors or delays in the content, or for any actions taken in reliance thereon.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: