Notícias de saúde

Tom de voz do parceiro pode indicar infidelidade

<

09 de março de 2011 (Bibliomed). A traição é sempre um risco em relacionamentos amorosos, mas é possível identificar a probabilidade do parceiro ser infiel pelo tom de voz? Um novo estudo diz que sim.

Pesquisadores pediram a voluntários que escutassem duas versões de vozes femininas e masculinas. Essas vozes foram eletronicamente manipuladas para terem tons mais altos e mais baixos. Após ouvir as duas versões, os participantes disseram qual delas pertencia a alguém mais disposto a trair.

“Em termos de estratégia sexual, nós descobrimos que homens e mulheres usarão o tom de voz como um sinal de aviso de traição futura. Então o quanto mais atrativa a voz – um tom mais alto para mulheres e mais baixo para homens – mais provável será a chance de que ele ou ela trairá”, diz a autora principal do estudo Jillian O’Connor.

O’Connor explica que “A infidelidade é custosa com o impacto emocional, custos financeiros e perda potencial da unidade familiar. Mas isso sugere que através do processo evolutivo, nós aprendemos formas de evitar parceiros que podem ser infiéis como um mecanismo de proteção”.

O tom de voz de uma pessoa varia de acordo com os níveis de hormônios sexuais. Homens com níveis altos de testosterona tem vozes mais graves, e mulheres com níveis altos de estrogênio tem a voz mais aguda. Grandes quantidades desses hormônios estão associados a comportamento adúltero. De acordo com os resultados do estudo, as pessoas são de alguma forma cientes dessa relação e podem inclusive usar essa informação na busca por um parceiro.

O estudo foi publicado no periódico online Evolutionary Psychology.

Fonte: EurekAlert! 4 de março de 2011

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários