Notícias de saúde

A prevenção é a melhor forma de lutar contra o câncer de pulmão

12 de janeiro de 2011 (Bibliomed). O câncer de pulmão é o tipo mais freqüente de tumor e também o mais letal. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estimou cerca de 28 mil novos casos de câncer de pulmão no Brasil em 2010. Somente em 2008, 20.485 pessoas morreram no país por causa da doença.

O Dr. Guilherme Jorge Costa, presidente da Comissão de Câncer da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBTP), afirma que apesar de o Brasil possuir uma das políticas de saúde pública anti-tabaco mais modernas, a assistência médica individualizada é fraca. “Infelizmente, dispomos de assistência limitada às doenças respiratórias no país. A infra-estrutura geralmente disponível encontra-se em grandes centros metropolitanos, carecendo de equipamentos, profissionais capacitados e treinamento de forma ampla. Por esse motivo, é muito difícil atender adequadamente a grande demanda de pacientes com sintomas de câncer de pulmão”, ele afirma. Esses problemas atrasam o diagnóstico da doença e diminuem as chances de cura. Uma das características desse tipo de câncer é que os sintomas geralmente começam a se manifestar quando a doença está em um estágio avançado, dificultando o tratamento.

De acordo com o Dr. Guilherme, os exames radiológicos utilizados para a prevenção não são eficientes em diagnosticar o câncer de pulmão precocemente. A atitude do paciente também é importante. Os fumantes geralmente evitam consultar pneumologistas, e sem o diagnóstico correto é impossível tratar a doença adequadamente. As campanhas de conscientização contra o tabagismo são extremamente importantes não apenas para evitar que pessoas adquiram o vício, mas também para lembrar fumantes e ex-fumantes de que eles precisam de acompanhamento médico. Para vencer essa doença, a melhor medida é a prevenção

Fonte: Acontece Notícias. Press release. 11 de janeiro de 2011.

Copyright © 2011 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários