Notícias de saúde

Dia Nacional de Combate ao Câncer

26 de novembro de 2010 (Bibliomed). No mundo são diagnosticados cerca de 12,4 milhões de novos casos de câncer a cada ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). A entidade estima que em 2020, esse número subirá para mais 15 milhões, ultrapassando as doenças cardíacas como a principal causa de morte no mundo. Em contraponto a isso, o câncer é uma das doenças crônicas com maior potencial de cura e, mesmo nos casos em que não são curáveis, pode-se aumentar o tempo de sobrevida ou melhorar a qualidade de vida do paciente.

De acordo com o INCA, no Brasil, as estimativas para o ano de 2010, que também serão válidas para o ano de 2011, apontam para a ocorrência de 489.270 casos novos de câncer. Os tipos mais incidentes, à exceção do câncer de pele do tipo não melanoma, serão os cânceres de próstata e de pulmão no sexo masculino e os cânceres de mama e do colo do útero no sexo feminino, acompanhando o mesmo perfil da magnitude observada para a América Latina.

Em 2010, são esperados 236.240 casos novos para o sexo masculino e 253.030 para sexo feminino. Estima-se que o câncer de pele do tipo não melanoma (114 mil casos novos) será o mais incidente na população brasileira, seguido pelos tumores de próstata (52 mil), mama feminina (49 mil), cólon e reto (28 mil), pulmão (28 mil), estômago (21 mil) e colo do útero (18 mil).

Diante desse cenário, fica clara a necessidade de continuidade em investimentos no desenvolvimento de ações abrangentes para o controle do câncer, nos diferentes níveis de atuação, como na promoção da saúde, na detecção precoce, na assistência aos pacientes, na vigilância, na formação de recursos humanos, na comunicação e mobilização social, na pesquisa e na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS), entre outras.

O Dia Nacional de Combate ao Câncer foi criado em 1988 para ampliar o conhecimento da população sobre o tratamento e, principalmente, sobre a prevenção da doença. A Portaria do Ministério da Saúde GM nº 707, de dezembro de 1988, que regulamenta as comemorações, estabelece que a data seja uma oportunidade para "evocar o importante significado histórico das entidades de combate ao câncer, de consagração aos inumeráveis e valiosos serviços prestados ao país e proporcionar importante mobilização popular quanto aos aspectos educativos e sociais na luta contra o câncer”.

Fonte: Oncomed - Centro de Prevenção e Tratamento de Doenças Neoplásicas

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários