Publicidade

Notícias de saúde

Maior consumo de cálcio em produtos lácteos aumenta a perda de peso induzida por dietas

19 de novembro de 2010 (Bibliomed). O papel da ingestão de produtos láticos com cálcio e as concentrações séricas de vitamina D na perda de peso é controverso. Um estudo realizado na University of the Negev, em Israel, avaliou a associação entre a ingestão de produtos lácteos com cálcio e da vitamina D sérica com a perda de peso.

Na pesquisa, foram estudadas 322 pessoas. A concentração sérica basal de 25-hidroxivitamina D [25 (OH) D] diminuiu significativamente entre os tercis de IMC basal (P = 0,02). As concentrações basais de vitamina D e cálcio do leite não foram associados com perda de peso subsequente. O aumento de 1 DP na ingestão de cálcio de origem láctea aumentou a probabilidade de perda de peso > 4,5 kg em 6 meses (OR 1,45, P = 0,046). Um aumento semelhante foi observado para a vitamina D sérica em 6 meses (OR 1,7; P = 0,009).

O estudo sugere que tanto a maior ingestão de cálcio de origem láctea quanto uma elevada concentração sérica de vitamina D está relacionada a uma maior perda de peso induzida por dieta.

Fonte: The American Journal of Clinical Nutrition, Volume 92, Number 5, 2010, Pages 1017-1022

Copyright © 2010 Bibliomed, Inc.

Faça o seu comentário
Comentários


Publicidade

Dicionário Médico

Digite o termo desejado

buscar

Ou clique na primeira letra do termo: